VEJA SE VC TEM DIREITO A CIDADANIA ITALIANA POR "IUS SANGUINS"

COMO FAZER A AQUISIÇÃO DA CIDADANIA ITALIANA - RESUMÃO

COMO FAZER A AQUISIÇÃO DA CIDADANIA ITALIANA?
A cidadania italiana baseia-se no princípio do *ius sanguinis* (direito de sangue), pelo qual o filho nascido de pai italiano ou de mãe italiana é italiano; porém, é importante considerar que a mãe italiana transmite a cidadania aos filhos menores só a partir de 01.01.1948, de acordo com uma específica sentença da Corte Constitucional.

Atualmente, a cidadania italiana é regulamentada pela lei n. 91 de 05.12.1992 que, diferentemente da lei precedente, reavalia o peso da vontade individual na aquisição e na perda da cidadania e reconhece o direito à titularidade contemporânea de mais cidadanias, salvo pelas diversas disposições previstas pelos acordos internacionais.
MODALIDADES DE AQUISIÇÃO AUTOMÁTICAS
1. Por filiação;
2. Por nascimento em território italiano;
3. Por reconhecimento de paternidade ou maternidade.
4. Por adoção

MODALIDADE DE AQUISIÇÃO POR PEDIDO
1. Declaração de vontade do interessado.
1.1 Estrangeiro descendente de cidadão italiano.
1.1.1 Prestar o serviço militar nas Forças Armadas Italianas;
1.1.2 Assumir um emprego público na Itália ou no exterior;
1.1.3 Residir legalmente na Itália por dois anos, ser de maior.

2. Casamento com cidadão\ã italiano\a
2.1. Residência legal na Itália por seis meses.
2.2. Estar casado por três anos se residentes no exterior.

3. Naturalização
3.1. Residir por dez anos de residência legal;
3.2. Residir por três anos de residência legal p/ os desc. de ex-cidadãos italianos.
3.3. Residir por cinco anos de residência legal para os apólidas e os refugiados.
3.4. Residir por quatro anos de residência legal para os cidadãos da UE

MAIS IMFORMAÇÕES ENTRE NO SITE: www.citadanza.com

Ser ou ..............não ser Italiano ?? trnascrito da nossa comunidade do ORKUT

Olá pessoal!

Ao ler o depoimento da nossa colega Cris no tópico - Trabalhar na Itália, qual tua profissão.
***
Olà, tudo bem???
Eu sou formada em Comunicaçao Social com abilitaçao em Publicidade e Propaganda com Enfase em Marketing... (fiz a faculdade no Brasil)
Ja falo um pouco de italiano... (fiz um curso de italiano medio avançado em Florença)
Sei cozinhar muito bem, especialmente doces, tortas, bolos, musses, ...
Tb devo fazer uma pos graduaçao aqui na Italia este ano ainda...
Vcs sabem que aqui tudo è muito caro nè? especialmente pra nossa moeda que esta bem desvalorizada em relaçao ao Euro... eu precisava arrumar algum emprego por aqui mas tenho que conciliar com os estudos e tenho sentido dificuldade nisso...
Atè na hora de alugar um quarto eu tenho sentido muita dificuldade... quando eles percebem o sotaque brasileiro parece que ficam desconfiados... tenho notado muito preconceito entre os Italianos... o mais engraçado è que tem muuuuitos brasileiros aqui e muitos italianos casados com Brasileiras... eles nao deveriam ter esse tipo de preconceito... : ( """"

- me gerou um questionamento que, por coincidência, já ouvi falar algumas vezes e me deixa um tanto em dúvida com esta atitude de discriminação. Portanto, eu gostaria de saber de vcs em que, e por que, os italianos ou o povo europeu em geral discriminam os brasileiros, até mesmo os brasileiros que tem características físicas próprias do país em que moram na Europa. Será porque temos uma fama generalizada de festeiros, sem cultura, que vamos diminuir os postos de trabalho deles aumentando a concorrência, vamos gerar desigualdade social ou eles são temperamentais mesmo...

Eu tenho uma amiga brasileira que mora na Alemanha que é casada com Alemão e tem um filho alemão. Só que ela tem traços perfeitos de uma autêntica polonesa, porque ela é neta de poloneses tanto do lado de pai quanto do lado de mãe, a única diferença é que ela nasceu no Brasil, mas é impossível definí-la como brasileira pelas características físicas, porém, ela já sofreu discriminações por ser brasileira.

Gostaria muito de saber o que os italianos ou o povo europeu em geral teme com a nossa presença e qual a maneira correta de reagir nesta situação? onde vc mora em uma terra estrangeira que na verdade tb é sua.

Abraço a todos.

Vê, Moderadora da Comunidade

Resposta do Padovano

Veronica,
Pode haver discriminação e preconceito "AOS BRASILEIROS", mas não quer dizerque vá haver contra você... ou seja vai haver se vc agir como uma brasileira estereotipada pela TV.....

Quando estive na Europa algumas vezes nunca tive estes problemas, na Itália, entretanto fui discriminado por um boliviano num hotel em Paris por não falar francês nem inglês fluentemente.....logo

Penso que são discriminados quem não fala a língua e não se integra aos costumes e modo de vida destes povos e vive em guetos de brasileiros...

Portanto o segredo é estudar a lingua, a historia, os costume e tradições para haver uma integração mais rápida.

Resposta do Barlafante:

Prezada Veronica.
Certamente tenho muito menos experiencia do que voce e o Padovano em viagens e em estadas pela Europa e por todo o mundo. Estou a apenas 40 dias residindo na Italia e sei que posso mudar radicalmente a minha opiniao daqui a algum tempo.

Entretanto, quero participar dando o meu ponto de vista atual sobre o tema, com base nas experiencias cotidianas ja vividas aqui e deixando voces conhecerem um pouco as minhas percepçoes pessoais sobre o comportamento e a cultura do povo italiano.

Eu também li o depoimento da colega Cris e de certo modo me surpreendi quando ela revelou estar triste por se sentir vitima de uma suposta discriminaçao pelo povo italiano pelo fato de ser brasileira.

Primeiramente gostaria de dizer que nao duvido que a colega tenha sofrido discriminaçao, em absoluto. O que eu questiono é a razao que ela atribui a mesma: sua nacionalidade brasileira. Acho que isso deve ser melhor analisado.

Apenas para fazer constar, a minha experiencia tem sido maravilhosa, graças a Deus.

Nao sofri qualquer tipo de discriminaçao, alias, muito pelo contrario, so tenho elogios a fazer a essas pessoas.

Apesar do pouco tempo em solo italiano, minha atividade de pesquisador de documentos me obriga a recorrer as pessoas solicitando orientaçao, seja para me locomover a algum lugar, seja para me instruirem sobre o funcionamento de alguma maquina, seja para aprendar a procurar os arquivos dos antepassados corretamente, enfim, estou sempre tendo que fazer perguntas a essas pessoas e o que tenho a dizer sobre os italianos de modo geral até este momento é que:

a)Sao extremamente atenciosos;

b)Se preocupam em instruir corretamente e insistentemente quando percebem que a pessoa esta desnorteada e carente de informaçao.

Isto é um ponto.

Agora, o que também pude observar foi que, devido ao aumento exorbitante e descontrolado da imigraçao ilegal, os animos do italiano estao inflamados a flor da pele.

Com a entrada recente a Romenia na U.E, a Italia ja comporta quase 1 milhao de romenos, na imensa maioria ciganos (quem nao conhece esse povo, favor pesquisar) que tem sido responsaveis por um aumento absurdo nos indices de criminalidade, mormente nos furtos, roubos, estupros e assassinatos.

Junte-se a eles os marroquinos, africanos, muçulmanos de toda parte e o que temos hoje é uma Italia que esta mudando de cor e de habitos.

Quem pega um onibus hoje aqui na provincia de Venezia ja nao sabe mais se esta na europa ou no Kongo, e isto, evidentemente, nao agrada os italianos nenhum pouco.

Como voce questiona muito bem, Veronica, sem duvida que, além de se sentirem invadidos e vitimas desses imigrantes pela criminalidade, também se sentem vitimas porque estes acabam ocupando vagas que poderiam ser dos proprios italianos.

Todavia, nesse merito eu nem quero entrar aqui porque a Italia, como sabemos, esta envelhecendo e carece de muita mao de obra, por isso, nesse aspecto eles deveriam agradecer.

Um terceiro ponto que quero levantar é que o italiano nao gosta de pessoas de cor, e isto é notorio.

Inclusive essas pessoas sao quase sempre paradas pelos carabinieri em suas revistas enquantos os brancos raramente.

Na alemanha, dizem, é muito pior, por heranças historicas obvias que conhecemos, nao toleram mesmo. 01:20 (2½ horas atrás) excluir Barlafante
Enfim, eu nao posso concordar com a sua colocaçao de que “os italianos ou o povo europeu em geral discriminam os brasileiros, até mesmo os brasileiros que tem características físicas próprias do país em que moram na Europa” porque comigo, até o momento, isso nao aconteceu, alias, aconteceu o contrario.

Em relaçao a nossa colega Cris, eu acredito que existam situaçoes e situaçoes.

Esta parte do aluguel de imovel eles sao quase que unanimes: nao alugam para estrangeiros por uma questao muito simples: os contratos de aluguel aqui sao de um a quatro anos, sendo os 3 primeiros meses pagos adiantado e um mes de cauçao.

Nornalmente, os brasileiros nao gostam deste tipo de contrato porque querem ficar no maximo 6 meses até o final do processo da cidadania, logo, nao tem acordo.

Isto em imobiliarias.

Agora, o aluguel em modalidade particular, direto com o proprietario, evidentemente que exigira um maior grau de confiança do futuro inquilino, por nao ter as mesmas garantias legais, respaldo juridico imediato etc

Pergunto a voces: quem, mesmo no Brasil, alugaria um imovel a um boliviano que nao tivesse trabalho fixo com certo tempo de carteira e so quisesse o imovel por 6 meses? Nao cheira a um mal negocio?

Por isso, na situaçao em questao, eu acredito que nao tenha sido discriminaçao o que ocorreu, e muito menos pelo fato da colega ser brasileira, mas tao-somente um procedimento a meu ver muito normal em se tratando de um inquilino com um perfil nada atraente de se fechar um contrato.

Acho que devemos observar melhor as circunstancias de cada situaçao para nao corrermos o risco de taxarmos os italianos disso ou daquilo.

“Será porque temos uma fama generalizada de festeiros, sem cultura, que vamos diminuir os postos de trabalho deles aumentando a concorrência, vamos gerar desigualdade social ou eles são temperamentais mesmo...”

Nao creio sinceramente que o italiano tenha essa visao de nos brasileiros.

Temperamentais, certamente que sao.

O italiano é muito sistematico, emotivo, sinestésico e muitas vezes imprevisivel.

Acho que por isso ele, as vezes, consegue nos confundir dessa maneira...

[RED]VOCÊ QUE ESTA LENDO ESTE POST E TEM UMA OPINIÃO, ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE DO ORKUT E DEBATA ESTE ASSUNTO COM MAIS PROFUNDIDADE...



E VOCE, QUAL TUA OPINIÃO,

- Poste lá na comunidade....o brasileiro é ou não é discriminado...?
- Porque...???
- Qual tua opinião...???

SDS
Padovano

nossa comunidade no orkut - http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=8935910&tid=2577690282109263230