COMO FAZER A BUSCA DE DOCS PARA A TUA CIDADANIA - 6º Passo

Sexto Passo
Aprofundando as Pesquisas
Outros locais de pesquisa: bibliotecas públicas, museus, arquivos públicos, institutos históricos / geográficos / genealógicos, academias de letras, etc. Não se esqueça de uma visita ao cemitério para passar a vista nos registros de óbitos: muitos deles já estão se informatizando e a pesquisa é bastante rápida. Os livros de sepultamento e as lápides por vezes trazem informações valorosíssimas.
Nessa etapa você se aproxima mais dos ascendentes que imigraram, e começa a descobrir os locais de onde eles vieram, como vieram, o que fizeram nos primeiros tempos aqui no Brasil, o navio em que viajaram, o porto no exterior, etc.
No Arquivo Nacional localizado no Rio de Janeiro/RJ, encontram-se muitas listas de imigrantes e passageiros de navios. No Memorial do Imigrante de São Paulo, antiga Hospedaria de Imigrantes hoje transformada em Museu da Imigração, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, localizado no Bairro da Mooca em São Paulo/SP, existem listas de imigrantes disponíveis em terminais de computador de fácil consulta, e você pode requerer as Certidões de Desembarque através de um formulário on-line via Internet.
Outro lugar onde você encontrará todas estas informações em microfilmes é a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, conhecida como Mórmons, que tem o maior acervo mundial de microfilmes com informações genealógicas (listas de passageiros de navios, registros de igrejas, livros de arquivos públicos, livros de cartórios e documentos de todos os tipos). São mais de 700 milhões de nomes. Eles incentivam seus membros a fazerem suas árvores e os seus Centros de História da Família (CHF) que funcionam junto aos templos, são riquíssimos em informações genealógicas, sendo o acervo de livros, microfichas e microfilmes franqueados ao público, mesmo que não professe a sua religião.